terça-feira, 6 de novembro de 2012

Conheça um pouco da Croácia


Como eu havia mencionado lá no início do blog e depois no post de Las Vegas, o propósito do blog é dar dicas de lugares legais que eu e meus amigos já fomos. E os amigos estão contribuindo (eba!). Minha irmã, Patrícia, e minha amiga, Vanessa, foram para Las Vegas e trouxeram dicas quentíssimas de lá! Andressa e o maridão, Gustavo, visitaram a Croácia e resolveram compartilhar conosco todas as experiências legais que eles tiveram por lá! Fiquei com ainda mais vontade de conhecer o país...

Visão panorâmica de Split do Parque Marjan
“Carol, adorei o pedido de escrever sobre a Croácia, mas também me deu muito medo. Como foi o lugar que até hoje mais me surpreendeu fico com medo de decepcionar alguém com a minha empolgação. 
 
Meu ‘primeiro contato’ com a Croácia foi há anos em uma tirinha, em uma revista Marie Claire, muito pequena que trazia uma foto e dizia que a Croácia era o novo balneário de destino dos europeus substituindo as famosas Ibiza e Mikunos. Não sei porque pensei preciso conhecer este lugar urgente (e nem foi pela comparação porque nem conheço as ilhas).

Centro Histórico de Split
 E anos depois, em 2011, quando soube que passaria uma temporada na Itália, logo me lembrei da Croácia. Já morando na Itália, meu marido e eu fomos a uma agência de turismo - Souvenir Viaggi 0858942656 (fica em Roseto), e lá encontramos um pacote de 5 dias que saia de Ancona, na Itália, de catamarã/navio, com duração de 10 horas até  Split, na primeira classe (uma cabine simples, que também dava direito a um jantar e um café da manhã) por € 350,00 para o casal. 

Saímos às 20h e chegamos às 6h. Mas há tembém viagens mais rápidas. No navio tem bares, cassino, show, duty free. A viagem é bem legal e tranqüila, o único inconveniente é que a maioria das pessoas não compra os quartos e dorme pelo o chão de todo navio, inclusive da proa. É muito engraçado, mas um pouco desorganizado. 

A empresa responsável pelo nosso translado foi a Jadrolinija (www.jadrolinija.hr/), mas tem também a Blue Line que é low cost (www.blueline-ferries.com/). Em Split, ficamos hospedados no hotel Marmont (www.marmonthotel.com/). Recomendo muito, é um hotel muito charmoso, pequeno, mas muito confortável. Os quartos têm frigobar (raro na Europa), som, banheira, secador de cabelo, cofre... É a localização é ótima, bem no centro histórico de Split. 
Praia de calçadão
Split é uma cidade mágica, o centro histórico é quase todo murado, com ruas estreitas e aconchegantes. Os restaurantes ficam quase todos na orla. Há na orla também casas noturnas (sempre cheias e animadas com gente de todo o mundo) e lojas se souvenir e joalherias que vendem corais maravilhosos.

O que conhecer em Split:
·         As praias são lindas, águas transparentes. Não me lembro dos nomes, mas tem uma bem na cidade muito engraçada não tem areia nem pedra, e sim uma calçada para tomar sol.
Bispo Grgur Ninski
·         Catedral Saint Domnius bem no centro histórico.
·         Feira de artesanato e souvenir acontece bem em frente à Catedral em um antigo calabouço. 
 ·         Estátua do Grgur Ninski, bisbo que proibiu que as missas fossem feitas em Latim e que deveriam ser feitas em croata. Diz um lenda local que os visitantes devem passar a mão na Sandália de Gregório e fazer um pedido.
 ·         Ruínas do Mosteiro Beneditino
·         O Museu da Cidade de Split
·         Torre-Relógio
·         O mercado de peixe
·         Parque Marjan é um parque no alto da cidade, e tem uma vista maravilhosa de toda cidade. Tem um zoológico e uma antiga capela incrustada nas rochas. 
Foi a primeira coisa que fizemos para ter uma noção geográfica de toda cidade. Mas vá preparado é uma boa caminhada. Há também um restaurante muito aconchegante no parque.
Quando visitamos a cidade, estava tendo uma festa greco/romana e, de noite, havia peças teatrais ao ar livre sobre os gladiadores e imperadores. E nas ruas, todos os turistas estavam vestindo os lençóis do hotel e sandálias no estilo romano, e os locais distribuíam as coroas de louros. Pena que só descobri quando já estávamos na rua, então não nos fantasiamos. 

Peça sobre as conquistas romanas em uma praça no Centro Histórico

Parque Nacional de Krka   
Antes de viajar, procurei informações e infelizmente não tinha quase nada na internet, nem em livros especializados em turismo. Tinha lido sobre o Parque Nacional de Plitvice, que fica no leste da Croácia e queria muito ter ido. Foi então que tive minha maior decepção da viagem: já em Split, descobri que para ir ao parque era necessário pelo menos dois dias e não os tínhamos. Decidimos comprar um passeio em uma agência turística local (têm várias) para o Parque Nacional de Krka, na cidade de Sibenik. Pelo que vi em fotos é tão lindo quanto o Plitvice só que menor e com a vantagem de poder nadar. 
Parque Nacional de Krka

Parque Nacional de Krka

 O parque tem ótima estrutura, restaurantes, banheiros, informações. Recomendo comprar os “colares” de frutas secas, figos, uvas... As opções de transporte para o Parque são barco ou ônibus. Fomos de barco, e recomendo, pois a vista é linda.
Fomos, também, a Skrandin, uma cidade pequena e muito fofa. Lá, visitamos o Museu de Instrumentos de Tortura Medieval – bizarro, mas nada de mais. 

A Croácia tem muita influência italiana, principalmente na culinária, de modo que a maioria das coisas que comemos não era croata. A comida típica que experimentamos (e adoramos) foi o Cevapi, parece uma cafta árabe.
Pequena praia próxima a Split

A Croácia é um país com a natureza exuberante, muitos parques com águas de um azul cristalino (graças ao calcário no fundo dos rios), praias maravilhosas, cavernas (infelizmente não fomos). Recomendo ir no verão, apesar de muito mais cheio, mas se aproveita muito mais.
 Pouco tempo depois de voltar, as pessoas “descobriram” as belezas naturais e passaram a divulgar mais informações sobre o país. Têm várias outras cidades que parecem ser bem legais, mas quando fomos não sabíamos e, por isso, vai ficar para as próximas visitas ao país, que, alias, ocorrerão  muito breve.
É isso. Beijos”
Mais algumas informações:

Embaixada do Brasil em Zagreb:
Trg Nikole Šubića Zrinskog,10/I, 10.000 – Zagreb
Telefones:
Geral: +385 (1) 400 2250 
Antiga capela no Parque Marjan
Setor Consular: +385 (1) 400 2253/2254
Email Geral: info@brazilembassy.hr
http://zagreb.itamaraty.gov.br/pt-br/

Idioma
A língua é o croata, mas na maioria dos lugares se fala inglês e italiano.

Documentação:
Brasileiros não precisam de visto para ficar menos de 90 dias, mas o passaporte tem que ter validade de mais de 6 meses.

Moeda:
A moeda até este ano (no ano que vem a Croácia entra na União Européia) é a Kuna. 1 euro equivale a 7,50 kunas, o que faz tudo ser muito barato.

Compras em Split
Para quem quer fazer compras tem um shopping em Split fora do centro histórico à é bem conhecido e fácil de chegar de ônibus ou de táxi. Fomos de ônibus mesmo, pegamos no ponto do centro histórico, e a linha é a 92 (passa a cada meia hora e o ultimo ponto é o do shopping). Tem lojas com Armani, Burberry e outras populares com CeA. Ou mesmo no centro histórico tem lojas como Zara e Disel. Comprei coisas bem legais lá.
Desenho do Centro Histrórico de Split e suas muralhas

Por fim, quero agradecer imensamente Andressa Andressa Mares Costa pelas ótimas dicas e por nos levar àquele país maravilhoso.

Espero que você tenha gostado. Então aproveite tudo que a Croácia tem para oferecer!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário