terça-feira, 5 de novembro de 2013

Uma opção diferente de se hospedar



Quando vamos viajar, as primeiras opções de hospedagens são hotéis e albergues.
Mas por que não alugar um apartamento ou alugar um quarto de uma casa? Parece estranho, mas não é! Pelo contrário... É mais comum que imaginamos.
Boas vindas em Firenze!

A primeira vez que passei pela experiência de alugar um imóvel para as férias foi na região da Disney, lá em 2010/2011 (não lembro). Não foi diretamente com o proprietário, mas por meio de uma agência que administrava casas na região. Embora a casa fosse fantástica, era muito longe dos parques. Se eu pudesse escolher, não teria ficado lá. Teria optado por uma casa mais próxima, mas a agência não me dava essa escolha. Apenas dizia a quantidade de pessoas, e eles me entregavam as chaves.


Na África do Sul, via booking.com, aluguei um flat grande para 5 pessoas em um aparthotel. Ficava bem próximo aos principais pontos turísticos de Cape Town e 5min de qualquer bom restaurante da cidade.

Nas férias, meu namorado e eu resolvemos alugar apartamentos/ lofts e quartos em casas de famílias na Europa diretamente com os proprietários. A experiência foi super agradável.
O preço? Mais barato que albergue (acredite se quiser).

Fizemos nossas reservas com site Airbnb.com (não, eles não estão me pagando para eu fazer propaganda).
Gostei muito de como eles funcionam, principalmente pela quantidade de comentários sobre os imóveis e pela forma como é feita a cobrança da hospedagem: quando sua reserva é aprovada pelo dono do imóvel, o site cobra o valor da hospedagem no seu cartão, mas o proprietário do imóvel só recebe o dinheiro no dia que você chega. Se você cancela antes (cobradas as taxas), o dinheiro é rapidamente estornado. Normalmente, no dia da hospedagem, é feito uma cobrança de segurança no seu cartão de crédito (o dinheiro fica bloqueado para a empresa). Quando você sai do imóvel, o desbloqueio dos valores é feito rapidamente. Esse bloqueio serve para resguardar o proprietário de possíveis danos causados ao imóvel.

A vantagem do Airbnb.com é ter imóveis em todos os cantos do planeta!
Apartamento em Cape Town
Abaixo os links dos imóveis alugados:

Cape Town – ótima localização e apartamento com todas as funcionalidades
Roma – excelente localização. 5 minutos da estação Cavour. Único inconveniente é ser muito pequeno. Se você tem mais de 1.80, não cabe no chuveiro.
Veneza – suíte confortável e ao lado da estação San Silvestro. 5 minutos da Ponte Rialto. Café da manhã farto. Liberdade para entrar e sair da casa.
Firenze meu favorito! A recepção foi fantástica. O apartamento é ótimo e muito limpo. Relativamente próximo ao Duomo da cidade – da janela dá para ver a cúpula. Único inconveniente: fica no quarto andar de um prédio. Mas valeu a pena!
Infelizmente, não tenho o link da empresa da Disney.


Quais são as vantagens e desvantagens de alugar um apartamento:
  1. Vantagens:
É um apartamento com todas as funcionalidades – cozinha completa e, alguns, com lavanderia (ótimo para quem leva pouca coisa). Você pode ir ao supermercado e fazer seu próprio café da manhã ou seu jantar.
É mais seguro que muitos hotéis e albergues por ai.
Você não precisa dividir banheiro com mais 50 pessoas desconhecidas (no caso de albergues).
Existem apartamentos de vários tipos e para a quantidade de pessoas que viajarem com você.
Liberdade para entrar e sair sem ninguém controlando ou “olhando”.
Um site organiza a comunicação entre “inquilino” e proprietário e faz a cobrança. Ali ficam expostos todos os comentários sobre o proprietário e o imóvel.
O preço é imbatível.

  1. Desvantagens:
Não tem ninguém para arrumar sua cama.
Você tem de comprar e fazer seu próprio café da manhã
Alguns apartamentos não têm elevador.

Mini ap em Roma

Quais são as vantagens e desvantagens de alugar um em uma casa de família.
  1. Vantagens:
Muitos oferecem café da manhã fantástico.
Opção de suítes com banheiros exclusivos.
O preço é ainda mais imbatível – excelente para orçamentos mais restritos.

  1. Desvantagens:
Não tem ninguém para arrumar sua cama.
Horário controlado (algumas pessoas alugam quartos próximos à porta. Assim, você tem mais liberdade para entrar e sair sem incomodar os moradores).

Claro que nada se compara a um resort 5 estrelas no mar do Caribe, mas a experiência é excelente.

Att.
Carol

2 comentários:

  1. Carol, e como é a entrega das chaves??
    Beijos
    Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, vou atualizar o texto para falar exatamente disso. Esqueci.
      Em Cape Town, como era um aparthotel, pegamos a chave na portaria e deixamos lá. Nos EUA, fomos até a sede da empresa, assinamos um contrato e pegamos a chave. Devolvemos no local combinado.
      Na Europa, pegamos as chaves com os próprios proprietários, no imóvel mesmo.
      Mas eu li uma reportagem essa semana de uma moça que aluga apartamentos, mas mora em outra cidade. Ela faz a entrega da chave "virtualmente". Existem programas que vc abre a fecha a porta de casa só com um smartphone. Achei o máximo!!!
      Bjos

      Excluir